9 - Quais são as perspectivas e propostas para o fortalecimento da gestão democrática na Educação básica no Brasil?
Algumas das perspectivas e propostas para o fortalecimento da gestão democrática na educação básica no Brasil são:
- Ampliar e consolidar os mecanismos de participação da comunidade escolar, como os conselhos escolares, as associações de pais e mestres, os grêmios estudantis e as conferências de educação;
- Promover a eleição direta dos gestores escolares, com critérios de formação e experiência, e garantir a sua autonomia e estabilidade no cargo;
- Fortalecer a gestão pedagógica das escolas, com a elaboração e implementação de projetos políticos pedagógicos que reflitam as necessidades e demandas da comunidade escolar e do contexto local;
- Assegurar a gestão financeira transparente e democrática das escolas, com a prestação de contas e o controle social dos recursos públicos destinados à educação;
- Estimular a formação continuada dos gestores escolares e dos demais profissionais da educação, com foco na liderança, na inovação e na qualidade do ensino e da aprendizagem;
- E Fomentar a articulação e a cooperação entre as escolas e os demais órgãos e entidades do sistema educacional, como as secretarias de educação, os conselhos de educação, as universidades e os movimentos sociais.
Para que assim, possamos pensar e dialogar sobre o futuro da gestão democrática da Educação no Brasil, pois se faz mais que necessário para permitir que os cidadãos tenha uma educação de qualidade e transformadora e por ser um direito, deve-se também ser um dever lutar por ela.

Nenhum comentário:
Postar um comentário